Divagações...

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Divagações...

Na minha concepção formada ao longo de minhas leituras e reflexões cheguei a conclusão que liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, e liberdade de escolha estão todas condicionadas às regras a nossa volta, sejam elas impostas pela sociedade, "autoridades", ou instituições de toda sorte, como religiões e midia.

Nossas decisões, escolhas ou anseios são embasados em virtude dos estímulos externos, nunca visamos totalmente nossos interesses; o que queremos é o reconhecimento pelas pessoas do nosso circulo social, ser admirados e respeitados. Tais atitudes sempre estão de acordo com o meio externo a nossa realidade, estamos a todo momento nos adequando às situações para que sejamos bem-quistos.

Inserção - Arvores Binarias

Segue o codigo de inserção em arvores binarias e a explicação feita nos comentarios:

Árvores binárias

Uma outra forma de organizar dados em memoria principal é utilizando-se de árvores binárias. Elas são, assim como pilhas, filas, e listas, estruturas de dados que visam armazenar e manipular informações, mas apresentam uma peculiaridade, são estruturas hierárquicas, isto é, para cada nó que contém um certo dado, há uma relação de ordem entre o sucessor e o antecessor.
Para tornar claro esta ideia de hierarquia e ordem, veja o seguinte esboço:

 Terminologia:
-Nós: são os dados armazenados na árvore, que podem ser estruturas, chars, inteiros, etc.  
-Raiz da árvore: é o nó do topo da árvore, no exemplo o numero 10.
-Pai: são todos os nós acompanhados por outros dois nós, exemplo, 7 é pai de 2 e 8.
-Filhos:  são os nós descentendes de um nó pai ( antecessor ), exemplo, 7 e 15 são os filhos de 10.
-Folhas: são todos os nós do ultimo nível da arvore, os mais externos.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Percepção

A maneira como enxergamos o mundo e como apreendemos os significados, por meio de nossos sentidos e de nosso pensamento, que modela a realidade a nossa volta, é designado pela função de percepção.
A percepção é o modo como encaramos e assimilamos a realidade, captando suas nuances e discernindo o que nos convem de acordo como ela está condicionanda. Em outras palavras, a percepção é a função capaz de apreender os signos a nossa volta, objetos, pessoas, semblantes, tudo relacionado aos pormenores que somos habilitados a captar.
Uma percepção condicionada e submissa à pensamentos pode ter seu modo de apreender a realidade

Autoconhecimento

A investigação de nós mesmos traz luz a elucidação de nossa percepção, o modo como encaramos o mundo, além de revelar pontos fortes e fracos que carregamos conosco. A partir do autoconhecimento seremos capazes de nos entender no que diz respeito ao trato com as pessoas que nos circunda, possibilitando-nos aperfeiçoarmos como ser humano, elevando o nível das relações interpessoais, bem como para minimizar nossos vícios para uma interação mais saudável.
Para lapidar a mente e ir de encontro a seus paradigmas e/ou pensamentos arraigados ao longo do tempo, cumpre-nos observar os pensamentos de maneira a desmascarar possíveis crenças deturpadas, as quais foram assimiladas durante nosso desenvolvimento e que limitam nosso espaço de ação.
Ainda o autoconhecimento possibilita trazer à tona condicionamentos que nem imaginávamos carregar, imagens mentais que criamos ou aceitamos do meio externo sem um senso critico adequado, que limitam e trazem hesitação quando de suas manifestações.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pilha - palindromo

Outra utilização para a qual pode-se destinar o uso de pilhas é na verificação se uma certa palavra é ou não palindromo. Uma palavra é considerada palindromo quando sua escrita coincide tanto na ordem normal, quanto na inversa. Por exemplo, 'arara' e 'osso' podem ser lidas tanto da esquerda bem como da direita, ou de trás para frente, obtendo o mesmo siginificado. Segue um codigo em C++ que analisa se uma palavra é palindromo, utlizando do auxilio de pilhas:

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pilhas

Pilhas são estruturas de dados que visam armazenar elementos em termos do seguinte conceito: o ultimo elemento inserido é o primeiro elemento que será removido, são conhecidas como estruturas LIFO ( last in, first out ). São denominadas em analogia a pilhas de pratos ou livros, que para não corromper a estrutura é preciso tirar o primeiro elemento e assim por diante, até a pilha esvaziar. Para elucidar como as pilhas funcionam, e ententer como a sua lógica pode ser usufruia na confecção de programas para resolver determinados problemas  segue um codigo em C++, que utiliza de pilhas para converter numeros em decimais em numeros de base 2 a 9: