Divagações...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Algoritmo - Top Down

Com os posts anteriores é possível escrever algoritmos para uma ampla gama de problemas. No entando, as vezes, nos sentimos desnorteados quanto ao rumo que se deve tomar quando do desenvolvimento de um algoritmo para resolver um dado problema. Neste post vou abordar uma técnica que utilizo quando escrevo meus algoritmos.

Esta técnica é denominada top-down, que consiste em um paradigma de atacar o problema de forma gradual. Após o entendimento completo do problema, basta dividi-lo em partes menores para que os detalhes sejam tratados individualmente e a solução como um todo seja alcançada com a união das resoluções de todas as partes. Escrever algoritmos usando top-down facilita a maneira de encarar os problemas, pois dividir um problema inicialmente complexo em partes de solução trivial, propicia 'insights' mentais que nos revelam o caminho que o algoritmo deve seguir.

A estratégia por trás do método top-down(de cima para baixo) é a descrita abaixo:
-ter uma visão geral do problema;
-dividi-lo em partes menores;
-resolver essas partes;
-refinar as partes se uma solução ainda não foi encontrada;
-unir todos os refinamentos;

Assim, encarando o problema de uma especificação geral até suas minúcias, a resolução caminha de maneira natural do topo (mais abrangente - top) até o baixo nível (mais preciso - down). Sem delongas, o método top-down permite estruturar o pensamento, pois oferece um caminho a seguir para que a resolução do algoritmo seja encontrada de modo eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário