Divagações...

terça-feira, 1 de junho de 2010

Autoconhecimento

A investigação de nós mesmos traz luz a elucidação de nossa percepção, o modo como encaramos o mundo, além de revelar pontos fortes e fracos que carregamos conosco. A partir do autoconhecimento seremos capazes de nos entender no que diz respeito ao trato com as pessoas que nos circunda, possibilitando-nos aperfeiçoarmos como ser humano, elevando o nível das relações interpessoais, bem como para minimizar nossos vícios para uma interação mais saudável.
Para lapidar a mente e ir de encontro a seus paradigmas e/ou pensamentos arraigados ao longo do tempo, cumpre-nos observar os pensamentos de maneira a desmascarar possíveis crenças deturpadas, as quais foram assimiladas durante nosso desenvolvimento e que limitam nosso espaço de ação.
Ainda o autoconhecimento possibilita trazer à tona condicionamentos que nem imaginávamos carregar, imagens mentais que criamos ou aceitamos do meio externo sem um senso critico adequado, que limitam e trazem hesitação quando de suas manifestações.
Porém, sempre existe um porém, para alcançar o conhecimento de si mesmo é necessário despender grande esforço, estar atento aos pensamentos, e tomar consciência dos processos mentais que ocorrem, como o raciocínio, a memoria, a razão de determinada atitude, nossos desejos, vontades, a motivação que nos leva a agir de um certo modo e não de outro, e assim por diante.

Sem autoconhecimento não existe respaldo nas atitudes, por exemplo, não sabemos porque agimos de tal forma ou qual nossas motivações, nem quais habilidades possuímos, é preciso por meio da vigilância constante examinar nossos pensamentos, analisando-os de modo impassível, sem intervir em suas manifestações, porque ao tentar computar ou racionalizar os pensamentos imprimimos mais confusão e damos vazão as maquinações e anseio por controle que possuímos. É preciso apenas observar os pensamentos, manter a mente tranquila na sua manifestação e ir conduzindo o encadeamento de fatos de modo a nos trazer alguma informação, sem julgar, comparar ou intervir, somente trazer luz à evocação dos pensamentos.
Espero ter trazido a você o que entendo por autoconhecimento e fomentado a busca por esse longo e fascinante caminho de lapidação e desenvolvimento pessoal por intermédio do conhecimento de si próprio.

2 comentários:

  1. Belo post meu caro amigo jose! Belas palavras! Tenho claramente para mim que este post será de muita utilidade para nossos amigos espalhados pelo Brasil que buscam o auto-conhecimento. Quem me derá conseguir expurgar de vez toda minha preguiça e imprimir um esforço como o seu meu caro, quem me derá! Grande abraço de seu amigo stl.

    ResponderExcluir
  2. Ei, obrigado pelo comentário em nosso blog.
    Achei o seu blog interessante também.
    Parabéns e obrigado pela visita, volte sempre.

    ResponderExcluir