Divagações...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Algoritmo - Registros

No post anterior abordei a implementação de vetores e matrizes, estruturas de dados básicas que fornecem meios de agrupar dados de um mesmo tipo. Neste post será tratado a implementação de uma estrutura mais sofisticada que permite reunir dados sob um mesmo nome; denominadas estruturas (em C) ou registros em linguagem algoritmica.

Os registros são agrupamentos de dados, possivelmente heterogéneos (real, inteiro, lógico, carácter, literal), que visam oferecer meios mais simples de manipular informações relacionados que o projetista do algoritmo quer manter unidas. Por exemplo, pense em um algoritmo que implemente operações sobre numero de empregados, valor do salário, departamento dos projetos, lucros obtidos de uma empresa. A manipulação de tais dados se torna trivial com a utilização dos registros, pois por meio de um rotulo (identificador do conjunto de dados) é possível acessar os dados-membros do conjunto.

O aspecto conceitual de registros se torna mais claro com a implementação que segue:

declare empresa: registro
numEmpregados: inteiro;
salario: real;
deptProj: inteiro;
ID: inteiro;


Na declaração foi especificado o nome do nosso agrupamento de dados (empresa) e os dados componentes dessa união. Para acessar os membros do registro um novo operador é necessário a nossa pseudo-linguagem, o operador de concatenação . (ponto ).

Para referenciar os membros do registro basta usar os seguintes comandos:

empresa.numEmpregados; empresa.salario; empresa.deptProj; empresa.ID;


Todas as operações concernentes aos algoritmos podem ser realizadas com as estruturas, atribuições, operações lógicas e/ou aritméticas e declarações de vetores de estruturas.
Além dos vetores e matrizes, os registros permitem a confecção de algoritmos mais sofisticados, tendo em vista que fornecem uma maneira mais cómoda de trabalhar com os dados, e facilita a vida do projetista do algoritmo quando do planejamento de como simular os dados do mundo real para os conceitos abstratos inerentes aos algoritmos.

Um comentário:

  1. Muito boa a explicação, coerente e visando o principal que é a implatação de registros nos algoritimos.

    ResponderExcluir