Divagações...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Filosofia da programação

Programar é a arte de encontrar soluções, crias novas ideias, implementar maneiras mais eficazes de resolver problemas computáveis. Tudo isso instiga o programador a dar o melhor de si, a transcender suas habilidades, para, finalmente, sentir o prazer do 'insight' que sua mente proporciona ao encontrar o que aguçava sua engenhosidade: o desafio.
O desenvolvimento traz consigo o prazer de gerar uma nova solução, sempre tendo em mente a ideia de que fomos capazes de escrever os codigos e ver os resultados sendo executados pela maquina de acordo com o prentendiamos. Após percorrido o caminho árduo de desenvolver o código para satisfazer os requisitos do problema, o sentimento de realização traz a recompensa ao programador, trabalho cumprido, admiração e respeito por tê-lo feito. É da natureza humana se sentir apreciado e contribuir com trabalhos que possa trazer recompensas para as pessoas que nos cerca quanto para nós mesmos. Esse sentimento permeia o programador quando da finalização de um projeto, bom, ao menos no meu caso.

Por tudo isso que considero a programação e o estudo de algoritmos o enfoque principal de minha formação, quero desfrutar do prazer de desenvolver, inovar e criar novas ideias, assim como meu trabalho possa ser útil para outras pessoas.

2 comentários: