Divagações...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Algoritmos - Definição

Todo bom profissional da area de TI modela seus programas através de algoritmos, os quais especificam de maneira clara e objetiva quais os passos que o programa deve tomar no decorrer de sua execução.
Uma das possiveis definições de algoritmo seria a que segue: um conjunto de instruções/comandos que visam obter a solução de um problema por meio de sua execução sequencial ate que as saidas (resultados) corretas do algoritmo seja atingido. Em outras palavras, comandos que manipulam dados, os processa por intermedio de operações logicas e/ou aritmeticas e gera um resultado com sentindo agregado aos própositos do usuario.
Para a confecção de um algoritmo é necessario uma notação, que inclui comandos de entrada e saida de dados, declarações de variaveis, definições de constantes, estruturas de controle de fluxo e estruturas de repetição.
Nos próximos topicos abordarei cada um desses itens explicando como escrever seus proprios algoritmos em uma linguagem portugol (pseudo-codigo escrito em portugues).

Um comentário: